quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vila Nova de Milfontes




Quando chegámos a Vila Nova de Milfontes fomos directos para a praia, que se encontrava com pouca gente, onde as mulheres se estenderam ao sol. Eu e o amigo Zé fomos, sem perda de tempo, ao bar da praia para tomarmos duas imperiais e fugirmos ao calor que se fazia sentir.
Em Vila Nova de Milfontes esperava encontrar, como noutros anos em que lá fui por esta altura, as fachadas das casas repletas de ninhos de andorinhas-dos-beirais. Desta vez, não vi ninhos nem andorinhas e não consegui descobrir a razão para tal situação. Será que houve alguma mudança no comportamento dos animais, ou será que foi tomada pelo homem alguma medida contra a fixação das andorinhas às casas? A propósito de andorinhas, sabiam que em Portugal predominam cinco espécies de andorinhas? A andorinha-dáurica, a andorinha-dos-beirais, a andorinha-das-chaminés, a andorinha-das-rochas e a andorinha-das-barreiras, que, ao contrário das quatro primeiras, que fazem ninhos de lama com o feitio de taça e com uma pequena abertura em cima, escavam túneis nas barreiras e nos silvados que chegam a ter dois metros de profundidade, onde constroem galerias e vivem em colónias que podem atingir os duzentos exemplares. As andorinhas-das-rochas ficam todo o ano em Portugal, enquanto as outras espécies chegam na Primavera e debandam para países mais quentes do Sul no Outono. Quando chegam, geralmente as andorinhas ocupam ou recuperam os ninhos onde nasceram. Alimentam-se de insectos, que apanham em pleno voo, com excepção das andorinhas-do-mar que têm bicos mais compridos e apropriados a apanhar, mergulhando, o alimento marinho. É muito interessante. Para mais informações sobre as cores e características próprias das várias espécies de andorinhas, entrem no site das Aves de Portugal, aqui:
Quanto a fotos e informação sobre Vila Nova de Milfontes, freguesia do concelho de Odemira, onde desagua o rio Mira, muito frequentada por banhistas na época balnear, vejam aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores