sábado, 8 de agosto de 2009

Cavalas com molho-de-vilão e o «Pé-de-Cabra»


Como ficara combinado entre nós, durante o anterior passeio, fomos a casa dos amigos Lino e Rubina, na terça-feira, almoçar milho cozido e cavalas com molho-de-vilão. O milho cozido, feito pela empregada do casal, estava muito saboroso e macio. As cavalas com molho-de-vilão, feitas por mim, chegaram ainda fumegantes e a exalar o cheiro a orégãos do molho. O vinho era uma «pomada» de dar estalo.
Para além do casal Lino e de nós os quatro, eu, a Rosinha, minha irmã e o Florentino, também almoçaram a empregada e dois filhos dos anfitriões, um jovem casal muito simpático que mais tarde teve de ausentar-se.
Depois do almoço, fomos tomar café ao Largo das Babosas e passear até ao Largo da Fonte, de onde subimos à igreja do Monte.
No dia seguinte, foi a vez de o casal Lino vir jantar connosco rancho à minhota, que o nosso amigo gosta e não comia desde os tempos da tropa. Ficou muito bom. Para quem quiser experimentar, aqui vai o endereço da receita do site «Gastronomias».
Na segunda-feira, dia 20, à tarde, o amigo Lino levou-nos a passear a Câmara de Lobos, onde as senhoras tomaram «niquita» e os homens «imperial» com tremoços e amendoins. Depois, desafiou-nos para um «pé-de-cabra», na Lombada, em São Martinho, onde, numa antiga mercearia com uma pequena esplanada, está um dos bares mais rendíveis da Madeira, com esta especialidade. Já lá tínhamos estado, dias antes, levados por ele, eu e o Florentino, a tomar aquela bebida cremosa feita com pó de chocolate – muito pouca quantidade –, açúcar, cerveja preta, vinho abafado, limão e gelo, tudo batido muito bem com a varinha mágica ou no copo da trituradora. Bebe-se – com cuidado, a partir de três começa a «trepar» –, acompanhado de muitos amendoins e tremoços, cuja combinação é perfeita. É uma delícia. Experimentem!
Vejam aqui, em bares, a foto e o anúncio da casa. Se lá forem, dêm cumprimentos meus ao senhor Carlos e digam que vão da minha parte ou do senhor Lino. Vão ver o sorriso com que serão recebidos e servidos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores