segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Espetada de carne com osso


Foi na sexta-feira, 10 de Julho, que fomos jantar a casa dos amigos Edite e Fernando, onde, com a Mercês, o Zé, a Conceição e o Florentino, todos fomos recebidos com as demonstrações de alegria e amizade de sempre dos anfitriões e do filho João, também de férias na Madeira.
A Edite e o Fernando prepararam-nos um apetitoso petisco de ventrecha de atum cozido com molho de escabeche, para abrir, a que se seguiu uma suculenta espetada de carne com osso, especialidade que entrou em uso na Madeira, há poucos anos, bem acompanhada de saborosas semilhas, batatas-doces assadas e salada mista de alface. O vinho, alentejano corrente do Redondo, que havia recomendado ao Fernando dias antes, corria espumoso para os copos com um aperto de «orelhas». À sobremesa, passei ao lado do irresistível bolo-de-bolacha, devido aos meus diabetes, ficando-me pela fruta.
Já sabíamos, por experiência noutros pratos, que a carne junto do osso era mais saborosa. Espanta-me que só tão tardiamente tenham descoberto esta forma de cortar a carne de espetada, que veio enriquecer a gastronomia madeirense. Mas, como diz o povo, nunca é tarde... E o Fernando, bom garfo, adoptou-a, assando-a muito bem. É uma delícia!
Durante a conversa disse aos meus amigos que tanto eu como a Rosinha não conhecíamos o Rabaçal. O Fernando imediatamente convidou-nos para um passeio até lá e às 25 Fontes. Ficou combinado para o dia 18, um sábado.
Até lá amigos, e obrigado por mais uma vez nos terem recebido na vossa bela casa, de onde se tem uma das mais belas panorâmicas do Funchal, tanto de dia como de noite. Abraços!
Vejam as fotos aqui, fazendo «download» e pondo os quatro caracteres pedidos. Depois é só abrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores