segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O Povo gosta...


No dia 8 de Julho, depois do almoço, com o Zé e a Mercês, fomos a Machico, onde passeámos e nos sentámos na esplanada da praia de areia amarela calcária, que lá fizeram, ao lado da praia natural de cascalho rolado basáltico, e que, como a praia da Calheta, estão na moda na Madeira.
Areia amarela importada do Continente e de Marrocos, carregada em muitos navios e que custou e continuará a custar fortunas com a reposição de areia que tem de ser feita periodicamente. A areia de Marrocos até trouxe uns bicharocos, escorpiões, entre outros, segundo disseram na altura os jornais. O que lhes terá acontecido?
«Por que não escavaram areia preta do calhau ou do mar de Machico e da Calheta para a espalhar sobre o cascalho? Ao menos era natural da região e não era estranha ao ambiente local», questionei a várias pessoas. Tive como resposta que «o povo gosta é de areia amarela» e que «os políticos ganham votos agradando ao povo». Qualquer dia, aparece um político que se lembra de implantar relva geneticamente manipulada ou sintética numa praia de areia amarela madeirense — o povo também gosta de se deitar na relva verdinha e o verde até fica bem sobre o amarelo — porque tem de agradar ao povo...
Antigamente havia na rádio e na TV um anúncio que dizia mais ou menos assim: «Um preto de cabelo loiro e um branco de carapinha…» Lembram-se? Era feito pelo saudoso actor Óscar Acúrcio, se não me engano. O povo gosta de tanta coisa — pão, diga-se emprego, saúde, habitação — como canta o Sérgio Godinho, e não lhe dão... Só promessas ou areia, desta feita para os olhos verem. «Ah povo enganado!», como dizia o também saudoso padre Jorge.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores