sábado, 8 de agosto de 2009

Passeio molhado pela Costa Norte


Na segunda-feira, 13, depois do almoço, a Fernanda e o João Manuel, ele meu condiscípulo e amigo de longa data, ela da minha idade e amiga da minha criação, filha dos compadres dos meus pais, foram buscar-nos para um passeio. Com eles estava a amiga Celina, já minha conhecida dos jantares madeirenses em Lisboa, que também se encontrava de férias na Madeira.
Encaminhámo-nos, com bom tempo, para o Caniço, Santa Cruz e Machico. Subimos, já debaixo de chuva, para a Portela, Porto da Cruz, Santana, Faial, São Jorge, Arco e São Jorge e Boaventura, onde, no Miradouro de São Cristóvão, sob chuva intensa, tirámos uma foto, e entrámos no estabelecimento local para as senhoras tomarem chá e eu e o João Manuel uma «imperial» cada. Ainda não tinha chovido na nossa estada. Como se sabe, o tempo na costa Norte da Madeira é incerto, mais chuvoso. Paciência, não havia nada a fazer!
De Boaventura seguimos, para Ponta Delgada, São Vicente, Rosário, Ribeira Brava, onde esteou, Ponta do Sol, povoação que, a fazer jus ao nome, tinha sol no mar e em terra, e Calheta, onde, à entrada da vila, visitámos o Engenho da Aguardente, onde entrei pela primeira vez. Feitas compras – ali vendem-se aguardentes, bolos e mel –, bebidas duas aguardentinhas, de quinze e trinta anos, e visitámos as instalações, onde estava patente uma exposição fotográfica da laboração do engenho, que actualmente é sazonal, apenas dois meses por ano, antes ou depois da Páscoa.
Deslocamo-nos depois ao Centro das Artes Casa das Mudas, que infelizmente se encontrava encerrado, onde tirámos fotografias e de onde se tem uma panorâmica da vila da Calheta.
Finalmente, deslocamo-nos para o Caniço, onde a Fernanda e o João nos ofereceram um esmerado jantar. Reparem no requinte da sobremesa... É mesmo à João Manuel!
Aos dois, o nosso obrigado pelas gentilezas.
Vejam as fotos aqui, fazendo «download» e pondo os caracteres de segurança. Depois é só abrir.

1 comentário:

  1. Amigo Luís,
    É um relato perfeito do nosso convívio da tarde do dia 13.07.2009. Terra de micro-climas, a Madeira oferece-nos, algumas vezes a possibilidade de passarmos por duas ou mais estações num curto espaço de tempo. É assim a nossa terra! Só nos faltou levar o fato de banho para mergulhar nas águas da Calheta. Fica para outra vez.
    As fotos estão boas mas só consegui visualiza-las uma vez. O click no "aqui" não está a dar acesso ao "download". Podes ver o que se passa?
    Um abraço e cumprimentos à Rosa.
    João Manuel.

    ResponderEliminar

Seguidores